“Meu Levian 08” - Refrescar o Fermento para Fortalecimento

Acompanhe todas as as publicações sobre "Levain - Fermentação Natural"

Refrescando o fermento - criando dois tipos de fermento natural (dias 14, 15 e 16)

 

Em meu post “Meu Levian 07” - Assando meu Primeiro Pão com fermentação natural  compartilhei o resultado da produção de meu primeiro Pain au Levain - meu Pão com Fermentação Natural.
Achei que ele devia ter crescido mais e que no primeiro crescimento, feito na tigela, se esparramou um pouco (ficou achatado). Fui pesquisar e um dos motivos poderia ser fermento fraco.
Então no dia 14 retirei o fermento da geladeira e separei em duas metades (1 xícara de chá de cada).

Uma parte coloquei em um pote de vidro e o alimentei com 3 colheres de sopa de farinha integral e 1/4 de xícara de chá de água. Como estava frio, guardei o pote dentro do microondas. Cresceu pouco. Após 12 horas alimentei apenas com 3 colheres de farinha. Voltei para o microondas onde passou a noite.  

A outra metade coloquei em um pote de plástico e guardei na geladeira sem alimentar (devia jogar fora, mas fiquei com dó...).
No dia 15 resolvi ser mais radical, já que o fermento do pote de vidro cresceu pouco durante a noite. Então REFRESQUEI o bichinho! Deixei apenas metade no pote, adicionei metade do volume em farinha, metade do volume de água, misturei bem e aguardei a reação. Após três horas verifiquei e qual não foi minha satisfação quando constatei que ele espumou muito e finalmente duplicou de volume (foto 1 versus foto 4 acima). Viva! Finalmente uma reação forte! Guardei na geladeira.
A metade que devia descartar, bom... fiquei com dó novamente e juntei à parte que estava no pote plástico - resolvi criar um novo fermento. Adicionei uma colher de sopa de farinha de trigo integral e deixei descansando na geladeira. Cresceu e ficou com uma carinha melhor (fotos 4 e 5 abaixo).

 
No dia 16 não refresquei nem alimentei. Como estavam borbulhantes, resolvi deixá-los quietinhos na geladeira. Queria testar qual seria a reação deles com um dia sem alimentação.
Fato: alimentar o bichinho faz bem, mas refrescar faz com que o fermento fique mais forte.
Você poderá fazer um teste caso ache que seu fermento está demorando a reagir quando alimentado ou crescendo pouco. Refresque seu fermento descartando metade dele. Com a parte que sobrou você vai adicionar metade da quantidade em farinha e metade em água.
Eu fiquei com dó de jogar parte fora, por isso comecei outro levian. Você também pode doar para alguém assim não desperdiça jogando nada literalmente no lixo (tenho algumas receitas de aproveitamento da parte desperdiçada que publicarei mais pra frente, assim que testar e aprovar).
Fico por aqui e convido para o próximo post, onde vou descrever como foi assar meu segundo pão e um erro cometido... valeu o aprendizado... mas.... aguardem meu próximo post!

Bom, por hoje é só, espero que tenham gostado.

E caso queira receber automaticamente minhas postagens, cadastre seu email aqui! Ou no canto direito superior do meu blog!

Um super beijo a todas e até o próximo post.


Sonia



Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...