Meu Levian 01 - Conheça o "meu Levian" - meu fermento natural para fazer deliciosos pães

Pão com fermentação natural - Levain

***Republicação, atendendo a solicitações sobre minha história com fermentação natural - minha história começou em 2014 e desde então estou produzindo pães deliciosos com a mesma matriz (pasta madre, levain, nomes diferentes para a mesma base). Este foi o segundo post e o primeiro da série especial e relê-lo me deu muita saudade de todo o processo e muito orgulho de ter conseguido. Irei republicar todos os posts relacionados, adicionando e/ou corrigindo algumas informações que achar relevante. Boa leitura e boas fornadas!!!***

No dia 16 de outubro comemoramos o Dia Mundial dos Pães, então acabei postando minha homenagem e algumas fotos de um delicioso pão que fiz com fermentação natural:
Nada conhecia desta técnica e agora estou completamente apaixonada!
Tudo começou faz algumas semanas quando fui comprar meu fermento habitual e não o encontrei em nenhum local perto de casa. Como não tenho mais comprado pão, fiquei pensando no que iria fazer... afinal, comer pão caseiro é tão mais gostoso e nutritivo...
Então fui pesquisar se haveria algum tipo de fermento caseiro, já que a experiência que tive com meu iogurte caseiro foi incrível (já faz semanas que só como o iogurte que faço, não tem igual!).
Assim conheci o Levain - palavra francesa para o termo levedura, fermento - ou seja, o fermento natural.
Ele basicamente é feito de água, farinha e leveduras e leva algumas semanas para ficar “maduro” e depois podemos fazer deliciosos pães.
A partir do momento que você se propõe a fazer seu próprio fermento natural, você se dispõe a criar um ser: vai alimentar, cuidar para que não passe muito frio ou calor, se preocupar se ele vai morrer, se está gostando da comida, do lugar onde dorme, etc.
Parece muito complicado e no começo confesso que é um pouco, mas depois se torna algo divertido e prazeroso, pois você vê o ser se desenvolvendo na sua frente e fica orgulhoso com cada etapa concluída. E quando você faz o pão... quando o cheiro de pão fresco invade sua casa (e a vizinhança também)... quando você come este pão feito por você literalmente do zero... então percebe que tudo valeu a pena.
Para te dar água na boca e te motivar, segue uma foto comigo fatiando meu primeiro pão! (pena que não dá para postar o cheiro ou o som da casca sendo cortado...)


Bem, voltemos ao fermento natural.
Por algum motivo, no início de minha busca por mais informações, acabava chamando o Levain de Levian... quem me conhece pessoalmente sabe que sou um pouco atrapalhada e trocar nomes de coisas é uma de minhas especialidades, então era Levian para cá e Levian para lá.
Nestas minhas pesquisas acessei vários sites, blogs e publicações na internet e fora dela. Em muitas encontrei comentários divertidos de que, se estavam criando um ser vivo, nada melhor do que dar um nome a ele. E encontrei nomes variados, engraçados e até franceses!  
Então resolvi entrar na brincadeira e batizei meu fermento de Levian! Ok, agora você deve estar me achando louca, sem noção, mas te convido a entrar também na brincadeira!
Descubra como é prazeroso fazer seu próprio fermento e como é delicioso um verdadeiro “Pain au Levain”. Ele é parecido com pão italiano. Uma casca mais grossa, crocante, com miolo aerado... hummmmm!!!!! e um sabor e cheiro muito característico! Fantástico!
"Meu Levian" borbulhando e crescendo!
As várias explicações encontradas foram valiosas para que eu pudesse entrar no universo maravilhoso da panificação caseira! Está certo que eu já fazia pães antes, mas este...este é agora meu xodó!
Agradeço e muito a todos os autores que compartilharam suas experiências de modo tão legal!
Mas além das ótimas explicações que encontrei nestes sites e blogs, também me foram muito úteis os diversos comentários que os leitores fizeram (questionamentos diversos que os autores respondiam maravilhosamente bem), pois muitas das minhas dúvidas foram esclarecidas e evitaram que eu passasse por alguns “perrengues”!
Então fiz uma pequena coletânea destas explicações e dicas e vou compartilhar com vocês, juntamente com as minhas experimentações.
Aguardem então os próximos posts da saga “ Meu Levian” e comece a fazer seu próprio fermento natural.

Acredite, vale muuuuito a pena!

Até lá!

Acompanhe as publicações sobre "Levain - Fermentação Natural"

Sonia
Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática

2 comentários:

  1. Obrigada pela visita Dayse!
    e nos próximos publicarei a minha aventura! Espero que goste e se aventure nesta delícia que é a panificação caseira!
    abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...