Pão Caseiro - Dica de como trabalhar uma massa de pão grudenta (sem adicionar mais farinha que o da receita!)

Olá!
Esta semana finalmente consegui editar um vídeo feito por mim há alguns meses.
Gosto de ver vídeos de receitas e técnicas pois acho que a gente aprende muito e de uma forma melhor e mais fácil.
Este vídeo foi gravado em um dia que decidi fazer novamente uma fornada de pão francês caseiro.
Era para fazer um teste da receita normal, mas a massa ficou muito “aguada”...daí me lembrei de um site onde ensinavam a trabalhar massas com muita água, evitando adicionar mais farinha do que a receita manda.
Quem trabalha com pães sabe que a qualidade da farinha e a umidade do dia podem interferir na consistência da massa. Sempre tinha ouvido falar em colocar farinha na bancada quando sovar a massa até que ela deixe de grudar nas mãos e quando ouvi falar desta técnica, fiquei muito curiosa.
A idéia é trabalhar a massa para que as cadeias de glúten se formem e resultem na consistência desejada. Adicionar mais farinha pode fazer com que o pão fique mais pesado, o que não é o que queremos, não é mesmo?
Então, quando percebi que minha massa estava grudenta demais, resolvi testar a técnica para saber se realmente funcionava ou se era algum tipo de truque.
O resultado é o vídeo abaixo.


Ele é simples e mostra desde o início até o fim da massa sovada. Cortei apenas algumas partes do início e depois agilizei para não demorar demais... a técnica é interessante mas você precisa ter paciência, força nos braços e resistir bravamente à vontade de colocar mais farinha para dar logo o ponto.
O objetivo do vídeo e deste post é sobre esta técnica, uma vez que já fiz algumas pequenas alterações na receita e publicarei um outro dia. (veja outros posts relacionados em "Pão Francês Caseiro").
O importante é que uso esta técnica para qualquer massa de pão, pizza ou esfiha que trabalho. Misturo todos os ingredientes fielmente e se ela ficar deste modo, força no braço e nada de farinha adicional. Os resultados até agora tem sido deliciosos e macios!
Espero que gostem e se quiserem conhecer o site que me inspirou, acesse “Gastronomia Y Cia - Técnica de Richard Bertinet” 
Até o próximo post.
Grande Beijo
Sonia

Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática
Quer receber automaticamente minhas postagens?  Cadastre seu email aqui! ou no canto direito superior do blog!

4 comentários:

  1. sonia... esta técnica posso usar para massa de sonho por exemplo? qq massa de pao? esta técnica é uma sova né?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sophia!
    Sim, é uma técnica de sova, onde o objetivo é criar a caseia de glúten sem adicionar mais farinha. Nunca fiz massa de sonho... mas uso para fazer meus pães caseiros, pizza e esfiha. No início parece que não dá certo, mas é só ter força no braço e paciência que o pão resultante fica bem fofinho!
    Abraços e obrigada por comentar.
    Sonia

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Parabéns pela dica. Outro dia quase jóquei uma massa fora por conta de ter ficado muito mole. Olhei aqui e mandei ver força no braço. Cansativo, mais o resultado é incrível. Grande beijo, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luana
      Obrigada pela visita! e que bom que ajudou!!!
      Abraços
      Sonia

      Excluir

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...