Pão Francês Caseiro - usando Melhorador de Farinha

Oi, pessoal!
Tenho compartilhado com vocês as minhas tentativas de encontrar a receita ideal de Pão Francês Caseiro .
Já perdi as contas de quantas foram as minhas fornadas... o fato é que até agora segui uma receita padrão. Os pães ficam gostosos, mas não crescem muito, então resolvi testar desta vez o uso do Melhorador de Farinha.

O Melhorador de Farinha, também conhecido como reforçador de farinha, normalmente é encontrado em saquinhos de 10 gramas e é utilizado para melhorar a qualidade da farinha, já que as nossas possuem um teor baixo de proteína. Segundo o que pesquisei, além de aumentar a durabilidade do pão, também o deixaria mais fofinho e maior.
Comprei o produto e, curiosa, iniciei a receita:
 - 800 gramas de Farinha de Trigo
 - 10 gramas de sal (1 colher de sopa)
 - 10 gramas de açúcar (1 colher de sopa)
 - 10 gramas de fermento granulado para pão (1 colher de sopa)
 - 10 gramas de melhorador (1 saquinho)
 - 1 colher de sopa (cheia) de margarina com 80% de lipídios
 - 480 ml de água morna

Misturei a farinha + melhorador + fermento + açúcar + água morna.

Deixei reagir por cerca de dois minutos. Adicionei a margarina e o sal.
Sovei bem, até o ponto de véu. Deixei crescer por vinte minutos.

Após este tempo, fiz dezoito bolinhas com aproximadamente 70 gramas cada. Para não ressecar, cobri com um plástico:

Aguardei dez minutos e modelei os filões:

Após uma hora, cresceram bem!


Fiz os cortes e coloquei para assar ( no meu forno, por quase uma hora a 250ºC , com uma assadeira pequena no fundo, com água, para gerar vapor e deixar os pães com casca crocante)

Resultado: os pães cresceram bem, mais do que quando não uso o melhorador. Não senti diferença no sabor e gostei muito do resultado!

Mas sei que ainda farei novas experimentações... como uma boa geminiana, não sou lá muito de seguir regras e amo encontrar novos modos de fazer as coisas, então tenho certeza que ainda não encontrei a minha receita ideal, apesar de meu marido dizer que é a melhor fornada que fiz até agora...

Depois volto aqui para atualizar as novidades!
Um beijo e até o próximo post.
Sonia

Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática
Quer receber automaticamente minhas postagens?  Cadastre seu email aqui! ou no canto direito superior do blog!

10 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo artigo, bem bacana!
    Seu artigo me ajudou muito e pra retribuir gostaria de passar a vc um link do youtube ensinando fazer pão francês, com muitas dicas que tenho certeza irá te ajudar, assim como me ajudou...... https://www.youtube.com/watch?v=T2r1W5-STS4 ....espero que goste. abçs

    ResponderExcluir
  2. Olá, José
    Conheço este canal, na realidade, vi um vídeo dele no ano passado e me ajudou muito a chegar na qualidade que consigo obter nos pães que faço hoje. Ele é ótimo para explicar!!! (É o vídeo que ele menciona que fez há tempos atrás). Obrigada pela dica e também recomendo a todos!
    Abraços e boa fornada

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!
    Estava procurando uma boa receita de pão francêse graças a você achei rs
    Fiz hoje e ficou muito bom, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou!
      É uma das minhas receitas favoritas! É uma delícia ter pão fresco sempre!
      Obrigada pela visita!
      Abraços

      Excluir
  4. Posso usar o melhorador junto a pasta ou seja o padeiro
    Quero mexer 30 kl de trigo quantas gm de melhorador eu posso colocar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Não entendi muito bem sua pergunta, então se minha resposta não for suficiente, por favor, peço que me envie novamente sua pergunta mais detalhada para eu poder te ajudar.
      Eu uso melhorador considerando aproximadamente 10 gramas a cada 1kg de farinha branca.
      Tenho usado também suco de limão em substituição ao melhorador comprado (industrial) com resultados semelhantes (assim que der, vou postar fotos)
      Quanto à pasta, não sei se você se refere à pasta madre ou fermento natural. Neste caso, nunca usei melhorador, quando vou fazer pão de fermentação natural alimento bem o fermento e ele gera pães aerados e bem desenvolvidos, sem a necessidade de melhorador.
      Aproveito e agradeço sua visita!
      Abraços

      Excluir
  5. Boa tarde pode-me dizer em que supermercados em Portugal posso comprar esse melhorador obrigada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fátima
      Sou do Brasil, então não tenho esta informação.
      Mas fiz alguns testes e você pode usar o suco de meio limão que também ajuda no crescimento da massa.
      Obrigada por sua visita e espero ter ajudado.
      Abraços
      Sonia

      Excluir
  6. Boa tarde pode-me dizer em que supermercados em Portugal posso comprar esse melhorador obrigada?

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...