Receita Iogurte Caseiro Natural e Iogurte Grego (aprenda a fazer estas delícias)

Mais uma dica de produto caseiro e delicioso.
Desta vez que tal aprender a fazer Iogurte Natural? Confesso que apesar de gostar muito, não consumia com a frequência saudável mas agora, como todo o dia!
Eu achava que era algo complicado.
Pesquise bastante na internet e achei receitas maravilhosas.
A receita original leva 2 litros de leite semi desnatado e 1 potinho de iogurte integral natural (170g) - tem que ser bem consistente!
Você deve levar o leite ao fogo e desligar assim que ferver. Deixar esfriar até que consiga colocar o dedo no leite e manter por 10 segundos sem se queimar. Adicionar o potinho de iogurte e misturar bem. Fechar bem a panela, envolvê-la com toalhas para mantê-la aquecida e acondicionar em local bem fechado em temperatura ambiente por cerca de 10 horas.
Este tempo varia conforme a temperatura ambiente, ou seja, em dias muito quentes ficará pronto antes. Depois deste tempo, misture bastante para obter a consistência desejada.
Para ler a receita original (e os comentários que são muito legais) não deixe de acessar o Blog da Mimis” ou “Aqui na Cozinha” (este com mais fotos - são as que estão aqui, ia tirar as minhas, mas estas estão perfeitas para explicar  processo).


Agora vou dar minhas dicas:
 - Eu não confio muito em leite de caixinha e em casa só uso leite em pó. Já fiz este iogurte duas vezes, as duas com apenas 01 litro de leite fervido feito com leite em pó desnatado e as duas vezes deram certo.
 - Antes de adicionar o iogurte tenha bastante atenção para a temperatura, o leite deve estar bem quente mas que você aguente colocar o dedo dentro por 10 segundos. Misture bem para que o iogurte se incorpore bem com o leite.
- Eu ferví o leite em uma panela de pressão de alumínio, pois ao fechar ela fica bem lacrada. Dizem que não é muito bom, mas ainda não tenho um recipiente melhor...
 - Para o tempo de espera, aquecí levemente o forno, desliguei e coloquei a panela de pressão envolvida com toalhas dentro e deixei por 10 horas. Não abra a tampa do forno ou a panela durante este tempo para não prejudicar o processo de fermentação.
 -  Fiz de noite e na manhã seguinte abri a panela e encontrei um iogurte praticamente igual à isca que utilizei ( isca = potinho de iorgute natural comprado).
- Guarde o iogurte caseiro em um recipiente bem limpo e com boa tampa na geladeira.
- O iogurte caseiro pode ficar meio aguado. Você deve então coar (com um paninho bem limpo e na geladeira) até obter a consistência desejada. Se deixar muito tempo, este iogurte ficará tão consistente quanto os chamados iogurtes gregos. Veja as fotos também do site “Aqui na Cozinha”. Esta receita também está “Blog da Mimis” e “Doce Dieta”. Fiz e recomendo, fica uma delícia!!!!
Algumas dicas que encontrei nos comentários destes blogs mas que ainda não coloquei em prática:
 - Alguns adicionam algumas colheres de leite em pó logo após colocar o iogurte, para ficar mais consistente.
 - Dizem que você pode misturar um copinho de iogurte com 1, 2 e até 4 litros de leite, mas eu ainda só fiz com 1 litro. Não sei se o resultado realmente é o mesmo. Vou testar depois publico aqui.
 - Algumas pessoas fizeram com leite sem lactose e afirmam que o resultado é igual.

Recomendo que façam estas receitas pois, além de fácil´, é muuuuito gostoso e saudável! E barato...
Depois vocês me escrevam o que acharam!
Um super beijo a todas e até o próximo post.
Sonia

Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...