Para refletir - o Monge e o Escorpião

Estava vagando pela internet quando me deparei com esta parábola.

Achei tão bonita que resolví compartilhar com vocês:

"O Monge e o Escorpião


Um Monge e seus discípulos iam por uma estrada e ao passarem por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas.

O Monge correu pela margem do rio, entrou na água e pegou o bichinho na mão.

Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e devido à dor o Monge deixou-o cair novamente no rio.

Foi então à margem, apanhou um ramo de árvore, correu, entrou no rio, pegou o escorpião e o salvou.

Voltou o Monge e juntou-se aos discípulos na estrada.

Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.

Mestre, deve estar doendo muito!
Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso?
Que se afogasse!
Seria um a menos!
Veja como ele respondeu à sua ajuda!
Picou a mão que o salvara!
Não merecia sua compaixão!


O Monge ouviu tranqüilamente os comentários e repondeu:
"Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha".

A mensagem deste texto é simplesmente linda!
 
Nos ensina que devemos aceitar as pessoas e as compreender como elas são... e acima de tudo sermos o que somos, apesar de muitas vezes recebermos respostas negativas às nossas tentativas de ajuda.

Não podemos mudar os outros, mas podemos melhorar nossas próprias reações e atitudes, sabendo que cada um dá o que tem e o que pode de acordo com a sua natureza, sua evolução e sua capacidade.

Todas as manhãs, em minhas orações, agradeço a Deus pela vida e por mais uma oportunidade de ser uma pessoa melhor, e na minha oração peço sempre que Ele me dê Força e Coragem para mudar o que posso mudar. Paciência e Serenidade para aceitar o que eu não posso mudar e Sabedoria para reconhecer cada situação (ou cada pessoa).

Pense nisto e bom final de semana!!!

Sonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...