Dicas e Delícias - Benefícios e Receitas com Casca de Banana

Eu tenho o hábito de consumir muitas bananas, mas muitas mesmo! Especialmente porque faço vitamina de banana e outras frutas todos os dias de manhã e eventualmente à noite.
Meu marido é fascinado por banana. Como engenheiro ele brinca que não existe fruta mais prática e de melhor embalagem! Além de muito eficiente na proteção! Dispensa qualquer dispositivo para abrir. Realmente é uma maravilha! E é uma delícia!
Assim dá para imaginar a quantidade de cascas que jogava fora...
Sempre ouvi dizer que as cascas de frutas são muito ricas em nutrientes e que se soubéssemos reaproveitar teríamos uma dieta muito melhor e sem gastar mais dinheiro.
Então busquei conhecimento e compartilho com vocês o que descobri:

A Banana e a Casca da Banana
A Banana é uma fruta muito comum aqui no Brasil e muito nutritiva.
Segundo estudiosos, ela é benéfica ao corpo auxiliando em problemas como hipertensão, doenças reumáticas, gota, digestão, anemia entre outros.
Além da Banana, a Casca da Banana também possui muitos nutrientes tais como vitaminas (A, B2 C, B1, e E), minerais (zinco, fósforo, ferro, magnésio, cálcio, zinco e selénio) e antioxidantes que ajudam a hidratar e regenerar a pele (auxiliando em tratamentos como alergias, psoríase, acnes, inflamações, etc.) e beleza aos cabelos.
Ela ainda possui nutrientes que a própria banana não tem, sendo rica em fibras e uma fonte suplementar de proteínas.

Minhas Receitas - Casca Banana Nanica
Após minhas pesquisas, comecei a fazer um doce de casca de banana adaptado por mim que serve para incrementar várias outras receitas.
Importante ressaltar que a Casca de Banana, como todas as cascas de frutas, podem acumular uma grande quantidade de agrotóxicos e sujeira, então sempre limpe as bananas assim que chegar em casa. Eu lavo as bananas com uma esponja macia e detergente neutro e depois as deixo em imersão por cerca de 30 minutos (1 colher de bicarbonato de sódio para cada litro de água). Depois lavo novamente com água corrente, seco e guardo. Faço isto porque quero reaproveitar as cascas, se você descartará as cascas não precisará deste trabalho todo...
Ingredientes: Cascas de Banana, Açúcar e Água.
Modo de Preparo: Corte as cascas de banana em pedaços finos. Quanto mais picar, melhor. Coloque em uma panela de pressão (a que eu uso é de 3 litros). Adicione água até que cubra as cascas.. Misture 5 colheres de sopa de açúcar e leve ao fogo. Assim que começar a chiar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos. Desligue e espere esfriar até que consiga bater em um processador.
Processe esta massa por cerca de 1 minuto para que todos os pedaços da casca sumam. Guarde em um recipiente com boa tampa na geladeira.
A quantidade de cascas dependerá de seu consumo. Eu uso cerca de 5 bananas por dia e assim que descasco, guardo em um pote com tampa na geladeira. Não tem importância que elas fiquem pretas. Faço a cada 3 ou 4 dias, ou seja, para mim, é o equivalente a 15 a 20 cascas (ou metade da minha panela de pressão (de 3L) preenchida).


Uso
Não consumo este doce puro. Uso para misturar algumas colheres com a vitamina que faço todas as manhãs. Também uso para incrementar o meu Iogurte Caseiro além de fazer bolos e pães, cujas receitas publicarei outro dia!
Obs - algumas receitas sugerem cozinhar em duas etapas e peneirar no intervalo... eu fiz uma vez deste jeito, mas você desperdiça parte das fibras... fazendo na panela de pressão e desta forma, é menos trabalhoso e você aproveita tudo.
Vou tirar fotos da próxima vez que fizer de todas as etapas e publicarei novamente esta receita.



Sugestões de Leitura
- 10 Benefícios surpreendentes da Casca de Banana (Mexerikando)
- Benefícios da Casca de Banana para a pele (Peelings)
- Curiosidades sobre a Banana (Saúde.Ig)
- Propriedades anticancerígenas da Banana Madura (Melhor com Saúde)
- Receitas com Casca de Banana (Sustenta Comuni)
- Truques para eliminar agrotóxicos de frutas e verduras (Saúde.Ig)


Bom, por hoje é só, espero que tenham gostado.




E caso queira receber automaticamente minhas postagens, cadastre seu email aqui! Ou no canto direito superior do meu blog!



Um super beijo a todas e até o próximo post.



Sonia


Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...