Dia 16 de outubro - Dia do Pão! Veja a minha delícia: Pain au Levain

Pain au Levain - o pão feito com fermentação natural!

***Republicação, atendendo a solicitações sobre minha história com fermentação natural - minha história começou em 2014 e desde então estou produzindo pães deliciosos com a mesma matriz (pasta madre, levain, nomes diferentes para a mesma base). Este foi o primeiro post e relê-lo me deu muita saudade de todo o processo e muito orgulho de ter conseguido. Irei republicar todos os posts relacionados, adicionando e/ou corrigindo algumas informações que achar relevante. Boa leitura e boas fornadas!!!***

Oi, pessoal!

Para quem não sabe, hoje (dia 16.10) é Dia Mundial do Pão!

O pão é um alimento tão importante que ganhou um dia especial!


Sua origem remonta a milhares de anos, sendo dos egípcios os primeiros registros de uso a cerca de 4.000 anos A.C.

Várias são as receitas e cada pessoa tem uma preferida.

Eu já postei aqui minha receita de pão caseiro, mas agora estou apaixonada pela fabricação de pães com fermentação natural! Este tipo de fermentação, com praticamente nada de modificação, é a mesma usada a milhares de anos, usando apenas farinha e água.

Abaixo o meu levain borbulhando!

Existem outras possibilidades, mas o fato é que um pão feito com fermentação natural é muito rico de sabor, textura e aroma, além de ser muito mais saudável e de melhor digestão.

 E é muuuuuito gostoso! Abaixo o meu primeiro pão saindo do forno!


Meu fermento foi criado em setembro de 2014 e confesso que é uma aventura criar um ser que se transformará em alimento (delicioso, por sinal!). São várias etapas e um cuidado extremo para um resultado maravilhoso!

E podem aguardar que vou contar todos os detalhes aqui, desde a criação até a produção do verdadeiro Pain au Levain, com um pouco de história, escrevendo sobre benefícios, dúvidas esclarecidas, links especiais e muito mais!

Hoje também estou fazendo meu Pain au Levain! Daqui a uma hora deve estar assado, com sua casquinha crocante! E vou comer com manteiga e depois com mel! Simplesmente divino!

Obs - também estou assando minha terceira fornada de pães franceses caseiros! Outra receita e experiência que compartilharei com vocês em breve!

Acompanhe as publicações sobre "Levain - Fermentação Natural"

Bom, por hoje é só, espero que tenham gostado.

Um super beijo a todas e até o próximo post.

Sonia

Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática

2 comentários:

  1. Que legal! realmente parece gostoso. Já ouvi falar neste fermento, mas nunca fui atrás. Vais publicar a receita também? E o gosto do pão é muito diferente?
    Maria Clara

    ResponderExcluir
  2. O pão lembra o pão italiano, gosto suave azedinho, massa aerada e casca crocante e grossa. Eu sempre gostei deste pão mas não comprava tanto quanto gostaria agora tenho feito semanalmente e estou amando. Quanto a receita, vou publicar aqui sim além de dicas minhas e de esclarecimentos que encontrei em minhas pesquisas. É um pouco trabalhoso mas vale muito a pena (e é muito saudável, muito melhor que o comprado). Aguarde que logo vou publicar!
    Um abraço e obrigada por comentar.
    Sonia

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...