Em uma grande amizade cabe tudo: amor, alegria... nela cabe até a distância...

Ouvi esta frase em uma entrevista com duas atrizes amigas há 26 anos.

Achei a frase linda, em especial o “Cabe até a distância”. Acho que é o único relacionamento que realmente cabe “até a distância”.

Você pode estar namorando ou casada. Mas a distância não cabe aí. Este tipo de amor: a de um namorado, amante ou marido cobra a proximidade constante. Você quer estar junto. Você quer ver, tocar, olhar. Se o outro não está por perto, a saudade é dolorosa.

E então a dúvida pode surgir. Os ciúmes, a raiva... e aos poucos a distância vai matando as coisas boas, transformando tristemente os sentimentos.

Mas a amizade - aquela amizade com “A” maiúsculo - para esta, a distância não existe. O tempo que vocês passam longe um do outro não existe. Tudo desaparece no momento em que vocês se encontram. E você sente que o outro está exatamente igual a quando você o viu pela última vez. O riso vem fácil. As lembranças vêm depressa e vocês riem.

Juntos vocês lembram os momentos bons e os momentos ruins. E sabe, no fundo do seu coração, que não está sozinho.

Os pais vão embora, os irmãos se mudam e vão cuidar de suas vidas, os namorados são esquecidos, mas os amigos verdadeiros estão sempre lá.

E quanto mais velha a amizade, mais você sabe que pode ser você mesma. O amigo não vai dizer tudo o que você quer ouvir e sim tudo o que você precisa ouvir. Ele não te julga, mas pode dar aquela bronca merecida, o puxão de orelhas que te coloca nos eixos. Mas também lhe dá aquele colo desejado e tão necessário.

Todo o dia, ao encontrar alguém, lembre que pode estar encontrando um grande amigo. Lembre que amizades novas merecem ser tratadas como uma semente desconhecida, encontrada em algum lugar. Você precisa plantar e regar. Cuidar dia após dia.  Algumas sementes vão vingar, outras não. Algumas vão dar plantas delicadas que sempre precisarão de cuidados especiais. Outras darão espinhos...

Umas até serão ervas daninhas e apenas algumas serão como árvores. Aquelas árvores fortes, de raízes profundas.

E me dou conta que há mais de vinte anos eu encontrei uma semente... a encontrei em uma sala de aula na faculdade, rodeada de tantas outras sementes. Lembro de cada momento incrível, engraçado, triste, alegre, preocupante passadas juntas. Cada lágrima. Cada riso. Cada olhar... Amigo é aquele ser que apenas com um olhar entende tudo. Vinte anos e parece que foi ontem! E agradeço a Deus por esta grandiosa e forte árvore em minha vida. (Uá, é para você!!!!!)

Feliz é aquele que tem ao menos um amigo assim.

Realizado é aquele que o encontra também em seu companheiro (a).

Esta é a minha opinião. E a sua? Como está cuidando das sementes que encontra por aí? Você tem uma grande amizade, aquela com A maiúsculo? Como a encontrou? Comente, será gostoso dividir experiências!

Um super beijo e até o próximo post.

Sonia

Meus blogs:
*Entre dicas e delícias* - dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo

5 comentários:

  1. Linda a mensagem!!!
    amei.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, e eu posso dizer que tenho Amigos com "A" maiúsculo e amigos de longas datas, os quais estamos constantemente em contato, mesmo alguns que não vejo a tempos e outros mais presentes. Com certeza são eles que estarão sempre presente em minha vida
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana
      E com certeza vc também deve ser especial!!!
      Obrigada por comentar e volte sempre.
      Bjk

      Excluir
  3. Belo texto ... porém, como dói quando quem achamos que é nosso Amigo passa a nos ignorar e fingir que não existimos. Já sentiu isso ? Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...