Artesanato - Dicas Preciosas Sabão e Químicos

Você já pensou em fazer sabão em casa? Artesanalmente?

Eu nunca tentei, pois não tenho todos os ingredientes, mas lembro que quando era criança minha querida tia do interior do Paraná fazia sabão com óleo de cozinha usado.

Lembro que era algo bem rústico, mas limpava muito bem as roupas. Nunca me interessei e fiquei encantada por encontrar novamente a receita.  Então esta será minha dica de leitura da semana!!!

Dica 01 - Sabão Caseiro.
Veja o passo-a-passo no site Vila do Artesão - reaproveitando o óleo de cozinha usado.
Obs - sabia que um litro de óleo despejado na pia polui milhares de dezenas de litros de água? Então NUNCA jogue qualquer quantidade de óleo na pia. É melhor limpar com papel ou jornal e jogar no lixo comum ou, melhor ainda, guardar em garrafas e destinar corretamente. Existem vários pontos de coleta em sua cidade, pesquise e contribua com o meio-ambiente!!!!

Pedaços de sabão ecológico feitos em casa


 Dica 02 - Ainda no site Vila do Artesão temos uma receita para fazer sabonetes esfoliantes, usando esponja na produção das mesmas (veja na foto para entender melhor).

Dá até para aproveitar alguma esponjinha usada e em boas condições para testar ou fazer para seu uso (para dar de presente ou fazer para vender tem que ser novas, né).

Sabonetes esfoliantes com esponja de nylon

Dica 03 - Outro site muito legal é o "muiedo mato". Tem um vídeo que ensina mais uma receita de sabão caseiro com óleo e outro chamado sabão de álcool.

Visite -  Muiedomato.

Dica 04 -  Além do sabão, também tem dicas interessante para fazer seu próprio amaciante. Confesso que não testei nenhum deles, mas que achei as idéias muito legais, isto sim!!!

Aprenda a fazer um amaciante caseiro no sutentável blog "blogsustentável"

Além desta dica, veja outras na web:

1 - amaciante feito com condicionador de cabelo (publicado no site da globo)

2 - site prefumes caseiros (receitas de vários produtos: sabão, perfumes, shampoos, etc.)

3 - site assimsefaz (dicas deste e de outros produtos artesanais, vale a pena o passeio).


Espero que tenham gostado das dicas de leitura no mundo virtual.

Eu agradeço aos sites de artesanato aqui linkados por compartilhar idéias tão criativas, bonitas e fáceis de fazer.

Um super beijo e até o próximo post.

Sonia
Meus blogs:
*Entre dicas e delícias* - dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...