“Meu Levian 11” - Tempo e Temperatura corretas para assar um Pão de Fermento Natural

Terceira Produção de Pão de fermentação natural: testes na proporção de Farinha Branca e Integral (dia 21)

Meu terceiro Pão com fermentação natural
No último post (“Meu Levian 10” - Fermento Natural com Farinha Branca e com Farinha Integral) publiquei sobre minha decisão de não descartar parte do meu Levian e criar dois tipos de fermento natural, um alimentado apenas com farinha branca (Meu Levian Branco) e outro alimentado apenas com farinha integral (Meu Levian Integral).
Meu Levian já estava com 21 dias e resolvi fazer mais um pão. O terceiro!
Como queria fazer um teste variando a proporção de farinhas que tinha utilizado nos dois primeiros pães, decidi usar meu Levian Integral, assim teria como comparar os resultados.
Usei 200 gramas do Levian Integral, 100 gramas de Farinha Integral, 500 gramas de Farinha Branca, 1 colher de sopa rasa de sal e 1 de açúcar. A massa ficou levemente grudenta, mas possível de trabalhar.
Fiz uma bola e deixei a massa crescer por 4 horas. Modelei o filão e neste momento achei que a massa estava muito grudenta e adicionei mais farinha. Neste dia estava bem quente.
Modelei o filão e deixei crescer por mais 1 hora.

Antes de colocar no forno (já pré-aquecido), lembrei de deixar o filão mais gordinho do que comprido e remodelei. Espalhei um pouco de farinha na superfície, cortei com minha lâmina afiada e levei ao forno, onde assou por cerca de 45 minutos.
Resultado: o pão não cresceu muito e não ficou dourado como os outros pães.
Conclusão: preciso deixar o pão crescer mais tempo. Realmente os tempos de crescimento são imprescindíveis para o bom desenvolvimento do pão com fermentação natural. E não é necessário colocar mais farinha. A massa fica grudenta e deve ser bem sovada (algo em torno de 10 a 15 minutos) quando as cadeias de gluten são formadas, deixando o pão com boa estrutura. Eu coloquei mais farinha e meu pão ficou mais massudo... Outro ponto é que no meu forno o pão precisa de quase 1 hora para assar e ficar dourado... Vivendo, testando e aprendendo!




Então não se esqueçam: tempo e temperatura corretas do forno fazem o pão assar e ficar dourado e crocante. Você deve conhecer o seu forno para ajustar estes dados para seu gosto. No meu caso meu forno precisa ser pré-aquecido por 30 minutos na temperatura máxima e o pão precisa ser assado por cerca de 1 hora.

Uma novidade: é necessário pré-aquecer bem o forno para assar o pão de fermentação natural. No meu caso, algo em torno de 30 minutos. Eu sou apaixonada por este tipo de pão, mas meu marido não é muito fã. Ele prefere pão francês. Quando assei este pão também testei uma receita de pão francês caseiro. Assei antes para aproveitar este tempo de pré-aquecimento para o Pain au Levain. Vou publicar esta experiência no meu próximo post!
Ficou muito gostoso e para quem ama pães, é mais uma receita que vale a pena ser seguida!
Até lá!

 

Bom, por hoje é só, espero que tenham gostado.

Clique no link para acompanhar todas as publicações sobre "Levain - Fermentação Natural"

E caso queira receber automaticamente minhas postagens, cadastre seu email aqui! Ou no canto direito superior do meu blog!

Um super beijo a todas e até o próximo post.

Sonia

Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...