“Meu Levian 10” - Fermento Natural com Farinha Branca e com Farinha Integral

Acompanhe todas as as publicações sobre "Levain - Fermentação Natural"

Refresca: Não descarte parte do fermento, use para criar outro (dia 18 ao 20)



Em meu post “Meu Levian 09” - Alguns erros ao se assar um Pão com Fermento Natural publiquei sobre minha segunda produção de pão e um erro que cometi... além de alguns pontos que quero experimentar em meu terceiro pão de fermentação natural.
Meu Levian já estava com 18 dias de vida e já tinha me dado dois pães deliciosos.
Na geladeira estavam as duas partes descansando e ainda precisava alimentar de 12 em 12 horas. Ainda estava "amarrada" com eles e queria aumentar esta periodicidade.
Resolvi alimentar uma parte apenas com farinha integral e a outra com farinha branca para testar como cada um reagiria a cada alimentação e também para saber como seria cada pão gerado por cada um destes fermentos.
Nos dias seguintes os alimentei com uma colher da respectiva farinha, aguardava a reação e voltava para a geladeira.

Fermento bastante ativo - repare nas diversas bolhas
Nesta foto a reação do Levian Integral (alimentado a partir deste dia apenas com farinha integral).
A foto do Levian Branco (alimentado apenas com farinha branca a partir deste dia) não ficou legal, mas estava se desenvolvendo igualmente.
O que percebí é que o Levian Integral fica mais aerado após a alimentação, muito parecido com a consistência de musse. Já o Levian Branco fica bem pegajoso, apesar de aerado (parece uma cola com bolhas de ar).
No final do dia 21 refresquei os dois levains, pois na manhã seguinte iria fazer novo pão.
Observação: lembre que refrescar significa descartar uma parte e a outra alimentar. Coloquei a parte que seria descartada em potes pequenos e levei ao congelador. Ainda não estava confortável para jogar fora parte dos meus meninos... e descobri algumas receitas para reaproveitar este descarte. Queria testar antes de tomar uma atitude tão drástica...
Então, em minha geladeira habitava dois levains borbulhantes e no congelador alguns potinhos com levains adormecidos.
Cada passo dado é uma experiência incrível e minha satisfação neste tipo de panificação está ficando cada vez maior.
No próximo post publicarei sobre minha terceira produção de pão e quantos dias meus fermentos conseguiriam ficar sem alimentação e sem ter reações estranhas (tipo criar água ou reduzir de tamanho).

Bom, por hoje é só, espero que tenham gostado.

E caso queira receber automaticamente minhas postagens, cadastre seu email aqui! Ou no canto direito superior do meu blog!

Um super beijo a todas e até o próximo post.

Sonia

Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...