“Meu Levian 13” - Produção Pão com Fermento Natural e Pão Francês

Idade do meu fermento: 28 dias

Produção do quarto Pão com Fermento Natural - usando Fermento bem alimentado e terceira fornada de Pão Frances Caseiro



No meu post Meu Levian 12” - Como Refrescar o Fermento Natural publiquei sobre as vantagens de refrescar o fermento de vez em quando.

Havia terminado escrevendo sobre uma dica de alimentar x quantidade de fermento natural com 2x de água e 3x de farinha.

No dia em que meu fermento fez 28 dias também era o dia de fazer mais um Pão. Então retirei da geladeira o meu Levian Integral e medi seu volume. Estava com 1,5 xícara de chá. Como ele estava bem aerado, sem geração de água, resolví alimentar apenas e não refrescar (não descartaria nada).

Juntei a este volume 1,5 xícara de chá de farinha integral e quase 1 xícara de água. Ficou uma mistura bem pastosa.

Antes eu deixava com consistência de musse, mas desta vez ele ficou com uma consistência mais de patê. Após 3 horas ele duplicou de tamanho.

Obs.: Meu Levian Branco foi alimentado apenas com 2 colheres cheias de farinha e repousa na geladeira.

Quando retirei parte para fazer o pão, percebi que ele muxa - o volume reduz um pouco. Em todo o caso, separei em torno de 200 gramas de fermento para fazer o pão e o resto voltei para a geladeira (não tenho ainda uma balança, então medi pelo meu copo medidor, na medida de farinha).

Usei a mesma receita das fornadas anteriores, considerando o volume de farinha integral - 100gramas e o resto - 500gramas - de farinha branca.

Como o clima estava bem quente, o primeiro crescimento foi de 5 horas e o segundo crescimento de 1 hora.
O resto foi igual e o resultado foi maravilhoso! Acredito que dê para ver pelas fotos (pena que não dá para postar o aroma deste pão... é divino!)

A propósito, também fiz pão frances. Eles estão na foto e também ficaram deliciosos!  Segui a mesma receita usada na minha segunda fornada, apenas dividi a massa em 10 bolinhas. Na próxima fornada testarei se usar pedra (aquelas de assar pizza) influencia alguma coisa.


Eba! Estou ficando boa nisto!!!!

Bom, por hoje é só, espero que tenham gostado.


Clique no link para acompanhar todas as publicações sobre "Levain - Fermentação Natural"

E caso queira receber automaticamente minhas postagens, cadastre seu email aqui! Ou no canto direito superior do meu blog!

Um super beijo a todas e até o próximo post.

Sonia

Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...