“Meu Levian 14” - Refrescando o Levian Branco com 2x de água e 3x de farinha

Idade do meu fermento: 33 dias


Refrescando o meu fermento de farinha branca com nova proporção de água e farinha


No meu post “Meu Levian 13” - Produção do quarto Pão com Fermento Natural e terceiro Pão Francês publiquei sobre a produção de meu quarto Pain au Levain.

Grande orgulho porque cada vez o pão está mais gostoso e o fermento mais maduro!

Nesta fornada o meu Levian estava com 28 dias. Foi refrescado (parte fiz o pão e parte guardei na geladeira) e ele dormiu tranquilamente na geladeira por 5 dias. Sem alimentação.

Percebi que agora meu Levian reagiu muito bem quando o deixei bem pastoso. Mais farinha que água subentende mais comida para o fermento.

Quando o fermento fez 33 dias, o meu Levian Integral ainda estava aerado, sem água. Resolví deixá-lo quietinho e dar atenção para o meu Levian Branco.

Ele estava com uma leve camada de água, que joguei fora.

Separei parte dele, colocando no congelador e mantive 100 gramas. Adicionei 200 ml de água e 300 gramas de farinha branca.

Neste dia estava muito frio e após 2 horas não encontrei nenhuma grande reação...

Deixei ainda mais 2 horas e ele havia reagido pouco. Estava com cerca de 400 gramas e voltei para o pote, capacidade de 500 gramas.

Achei que não ia reagir mais que isto e fui dormir.

Na manhã seguinte, ao abrir a geladeira, tomei um susto!


O fermento reagiu muito bem, e transbordou, como é possível ver nesta foto (e também estava bem aerado). Repare na etiqueta que tinha fixado, medindo o volume inicial.

O bichinho realmente amou ser refrescado!!!

Resultado maravilhoso e outro aprendizado: Ele continua reagindo na geladeira, principalmente se ele está forte e bem alimentado!

Bem aerado e espumando. Retirei a tampa e dei uma boa misturada, já que ele reduz o volume com este procedimento.

Limpei os excessos e voltei meu alegre levain para a geladeira.

Acredito que estou chegando perto de encontrar a forma ideal de alimentar meus levians. Meu Levian integral estava firme e forte na geladeira, sem ser alimentado a 6 dias e agora iria realizar o mesmo teste com meu Levian Branco.

O resultado, conto outro dia!

Até lá!

Bom, por hoje é só, espero que tenham gostado.

Clique no link para acompanhar todas as publicações sobre "Levain - Fermentação Natural" e sobre "Pão Francês Caseiro"

E caso queira receber automaticamente minhas postagens, cadastre seu email aqui! Ou no canto direito superior do meu blog!

Um super beijo a todas e até o próximo post.

Sonia

Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática

2 comentários:

  1. Oi. Conheci seu blog hoje e estou adorando suas receitas. Eu também tenho o levain e faço diversas coisas com ele. Você pode deixá-lo por mais de 1 semana sem alimentar. Diferentemente do que dizem,ele não morre tão facilmente. 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lili
      Obrigada por sua visita!.
      Meu Levian já está com quase 3 anos! E a mais de 1 tenho deixado ele na geladeira dormindo e só o alimento de 7-10 dias, quando o acordo para fazer pão.
      Está firme, forte e bem vivo, rsrsrs!
      Fiz vários testes até chegar neste estágio e espero trocarmos experiências!
      Abraços e até mais.
      Sonia

      Excluir

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...