“Meu Levian 16” - Como refrescar e deixar forte seu Fermento Natural

Idade do meu fermento: 41 dias

Como refresquei meu fermento natural - fermento forte e crescendo bastante


Meu Fermento estava firme e forte na geladeira. A última vez que tinha alimentado os dois foi a uma semana. Finalmente consegui ficar uma semana sem alimentar os meus bichinhos. E como queria fazer um novo pão (o meu pão assado na panela já estava no fim), chegou a hora de preparar os meninos para nova fornada!

Como estavam famintos, achei melhor dar uma boa refrescada, para deixar os fermentos bem forte para meu pão ficar bem gostoso!

Tirei os dois levains da geladeira, tanto meu Levian Integral como meu Levian Branco, respectivamente meus fermentos de farinha integral e de farinha branca.

Retirei parte de cada um, guardei em potes e congelei (sem descarte, em outro post publicarei uma receita para reaproveitar estas partes).

Em uma tigela vermelha coloquei 1 xícara do Levian Integral e adicionei 2 xícaras de água e 3 xícaras de farinha. Este seria o fermento para fazer meu pão. Em uma tigela verde coloquei 1 xícara do Levian Branco e adicionei meia xícara de água e 1,5 xícara de farinha. Misturei bem e marquei com uma etiqueta o volume inicial de cada levain. Eram 23:00.(A alimentação foi assim, pois percebi que cada um reage diferente e gostam de quantidades diferentes de farinha e água - nada como a intimidade!). Horário 23:00.



Às 7:30 do dia seguinte encontrei os fermentos com ótima reação:


Agora era hora de separar uma parte do Levian Integral para fazer pão e o restante, guardar na geladeira. Misturei e o ar da fermentação escapou um pouco, assim é normal os fermentos reduzirem seus volumes:


Guardei cada um em seu pote limpinho (aproveito o refresca para lavar bem os potes) e os levei para a geladeira:


Eram 9:00 quando os coloquei na geladeira. Perceba pelas fotos que eles continuam a reagir mesmo estando sobre refrigeração.

Nas fotos compare a etiqueta das 9:00 (a de baixo) com a etiqueta que coloquei às 12:00 (a de cima). E como já tinha percebido, o Levian alimentado só com farinha branca cresce mais. Ele também fica bem mais grudento, parecendo uma cola com muitas bolhas de ar.

Já o Levian Integral fica mais seco, aerado como uma musse.

Como o post já ficou grande, no próximo compartilho com vocês a foto de meu Pão Assado e também da receita para reaproveitar a parte que seria descartada.

Até lá!

Bom, por hoje é só, espero que tenham gostado.

Clique no link para acompanhar todas as publicações sobre "Levain - Fermentação Natural" e sobre "Pão Francês Caseiro"

E caso queira receber automaticamente minhas postagens, cadastre seu email aqui! Ou no canto direito superior do meu blog!

Um super beijo a todas e até o próximo post.

Sonia

Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática

2 comentários:

  1. Olha eu de novo, rsrsrs. Você separa uma xícara de cada levain para refrescar e alimentar ou é tudo o que sobrou (do que estava nos potes) depois que separou e congelou o descarte? Os deixa à noite à temperatura ambiente e os cobre com que? Como conseguiu esta intimidade com seus levains, o que você observou para definir as quantidades? Obrigado de novo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Leo, de novo!
    A qtde vc vai produzir conforme sua necessidade.
    No meu caso eu guardo na geladeira em torno de 1 xícara (200g) de fermento e na noite anterior de produzir o pão, eu tiro da geladeira e refresco. Se esta muito frio (20C, por ex.) deixo a noite toda, em um pote grande, coberto com um paninho limpo, dentro do micro-ondas. Nestes dias quentes, eu acordo cedo, tiro o fermento da geladeira e refresco, pois com 28-30C eles crescem em torno de 4 h, já dando para fazer o pão.

    A intimidade vc pegará com o tempo. Meu fermento tem mais de 2 anos sempre me dando pães deliciosos. Minha sugestão é vc testar e anotar tudo, para saber o que dá certo com seu fermento. O tipo de farinha, a qtde de água, o tempo que ele reage. Anote tudo e aos poucos vc conhecerá como ele reage em cada situação.
    Sinta-se a vontade de fazer mais perguntas, ok?
    Abr

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...