Hoje resolvi fazer uma breve retrospectiva de 2014, o ano em que criei do nada o meu Fermento Natural e fiz maravilhosos e deliciosos Pães com fermentação natural!!
Como sou uma adepta ferrenha do estilo “Faça você mesma” comecei a pesquisar fermentos caseiros e encontrei o “Fermento Natural”, também conhecido como Levain ou Pasta Madre.
Foram dias e semanas cuidando, alimentando, aguardando... varias vezes parecia que nada ia acontecer. Outros dias ele dava sinais de vida e assim fui me afeiçoando ao bichinho...
O processo foi muito interessante, pois produzir um pão apenas com farinha e água é simplesmente apaixonante!
Meu Fermento borbulhando de barriguinha cheia!!! |
Já perdi a conta de quantos pães fiz com ele! Já fiz grande, pequeno, tipo filão ou redondo, mas afirmo que a cada fornada ele está mais forte e mais gostoso.
Quem quiser conhecer toda a saga e também as diversas experiências em minhas fornadas de pães quentinhos (o verdadeiro Pain au Levain) acesse este link "Levain - Fermentação Natural" e se inspire para fazer o seu próprio fermento natural
Meu primeiro Pão com fermentação natural! |
O resultado de quando esqueci de fazer os cortes... |
Um pouco mais de farinha integral! |
Meu primeiro pão feito dentro de uma panela tampada e dentro do forno!!! |
![]() |
Pão redondo - meu preferido! Não tem erro!!! |
Os pães são muito mais gostosos, nutritivos e muito melhor para a saúde que os comprados prontos, além de não ter química ou qualquer outra substância “desconhecida”.
Além deste pão (que é tipo italiano), também em 2014, iniciei meus testes na produção de Pão Francês Caseiro!
E até Pizza Pan (aquela massa mais fofinha e crocante, tipo da Pizza Hut)! Esta ainda sem foto...
E até Pizza Pan (aquela massa mais fofinha e crocante, tipo da Pizza Hut)! Esta ainda sem foto...
Este ano espero conseguir transformar estas experiências em filmes, pois estou tão apaixonada pelos resultados que não vejo a hora de compartillhar deste modo com vocês, quem sabe inspiro mais alguém a se aventurar neste delicioso mundo da panificação caseira, não é mesmo?
Então até o próximo post!
Grande Beijo
Sonia
Meus blogs:
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática
Quer receber automaticamente minhas postagens? Cadastre seu email aqui! ou no canto direito superior do blog!
Oi Sônia, já faço pães há muito tempo, mas, não com fermento natural. Acabei de fazer meu Levain com sucesso, seu nome é Highlander. Escolhi esse nome devido à dificuldade que ele teve de se manter vivo. Foi uma batalha árdua, inclusive ele até morreu, mas, para minha surpresa, ele voltou com força total. Por isso escolhi esse nome, inspirado no filme Highlander o Guerreiro Imortal. Já comprei uma panela de ferro fundido, termômetro, luvas térmicas e gostaria muito de trocar ideias com alguém sobre farinhas, entre outros. Ainda não recebi a maioria dos produtos, a Panela acho que chega amanhã !!! Estou louco para por a mão na massa e colocar meu Highlander para trabalhar. Abraços e parabéns !
ResponderExcluirOlá, Paulo
ExcluirComo está o Highlander? rsrsrs
Espero que firme e forte! Desculpe a demora em responder...
Acho que demorei tanto que já deve ter recebido tudo e provavelmente já assado boas e gostosas fornadas!!!
Fazer pão é uma de minhas paixões e só quem coloca a mão na massa sabe o tamanho da alegria e prazer de comer um pão fresquinho e caseiro, não é mesmo?
Obrigada pela visita e estou à disposição.
Abraços e ótimas fornadas!!!
Sonia
Sonia
Adorei te conhecer,como vc tbm gosto de pôr a mão na massa.Não encontrei sua receita do fermento natura,vc poderia me ajudar?Estou louca para fazer os seus pães.Grande beijo de luz!
ResponderExcluirOlá,
ExcluirObrigada por sua visita e suas palavras.
A receita do fermento natura é simples, água mais farinha, mas o processo que é complicado...
Para conhecer como é feito e inclusive, os problemas que talvez encontre, peço ir no campo "Arquivo do blog", buscar pelo ano de 2014 e pelo mês de outubro. A partir deste mês você encontrará várias postagens iniciando com "Meu Levian 01, 02, 03..."
São várias etapas desde a mistura da água com farinha, o tempo que demora para o fermento começar a ter vida, como alimentar para ele ficar forte e não "morrer" até quando ele está pronto para fazer pão.
Se não encontrar ou se tiver qualquer dúvida, me procure!
Grande abraço
Adorei te conhecer,como vc tbm gosto de pôr a mão na massa.Não encontrei sua receita do fermento natura,vc poderia me ajudar?Estou louca para fazer os seus pães.Grande beijo de luz!
ResponderExcluir