“Meu Levian 03” - Processo de criação. Foi dada a largada!


Criação do Fermento Natural - os primeiros três dias


No post anterior (“Meu Levian 02” - O que é o Levain e/ou Fermentação Natural) mencionei sobre o processo de criação do fermento natural.

Comentei que havia encontrado diversas matérias sobre o assunto, especialmente o blog do Luiz Américo Camargo (Paladar / Estadão), o site Vegetarianismo e vídeos do Luis Felipe Moraes.

No blog do Luiz Américo (link para a reportagem sobre a saga) foram feitos convites aos leitores a fazerem seus fermentos junto com ele, ou seja, ele publicaria a cada dia, cada etapa do processo de criação de um levain e os leitores poderiam interagir com ele, através de comentários, fotos, etc.

Já o Luis Felipe publicou um vídeo bem completo e didático, explicando o que é o levain, os benefícios, como fazer, tudo! E você consegue até acessar um outro vídeo dele com um passo-a-passo do pão (não deixem de assistir, pois este vídeo me fez querer fazer um pão igual ao dele. M-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o! Ainda não cheguei ao tamanho, mas vou chegar com certeza!).

Outra diferença é que o Luiz Américo faz o fermento natural partindo de água e farinha integral e o Luis Felipe de água e farinha branca. O site Vegetarianismo inicia com água, farinha integral e farinha branca.

“Meu Levian” (nome dado ao meu fermento natural, como expliquei aqui) foi criado com água filtrada, farinha de trigo integral e farinha branca.

Algumas receitas usam maças, uvas, garapa (cana), abacaxi e até batatas, mas ainda não testei nenhuma delas (por enquanto, serei fiel ao “Meu Levian” - meu primeiro levain!!!).

Obs - o Luiz Américo também tem um passo-a-passo com o levain partindo do abacaxi, as fotos são bem ilustrativas, vale a pena conferir também.

Aqui compartilho com vocês a minha experiência, baseado no que eu literalmente fiz, estudei e os problemas/esclarecimentos que encontrei pelo caminho.

Para começar você vai precisar de um recipiente bem limpo, uma colher de sopa, água e farinha. Só isto:


O melhor é separar um pote de vidro ou cerâmica (alguns fazem até em potes de plásticos, mas tome o cuidado de limpá-lo bem para que não tenha contaminação de alguma bactéria indesejável).

Neste recipiente, misture 50 gramas de farinha integral, 50 gramas de farinha branca e 80 ml de água filtrada ou mineral, nunca da torneira (a química pode impedir o desenvolvimento do fermento). Você deve dissolver bem a farinha na água até ficar uma consistência pastosa.

Obs.: pode ser apenas farinha branca ou apenas farinha integral. Leia meu post anterior se tiver alguma dúvida. Esta proporção foi apenas questão de escolha pessoal.

Cubra o pote com um pano bem limpo ou guardanapo para permitir a circulação de ar. O melhor local para guardar a mistura é em local abrigado do vento, da luz, longe do calor e do frio. Tipo dentro de um armário ou do forno desligado.

Agora a brincadeira começa! Vamos esperar pelos primeiros sinais de vida, pelos primeiros sinais de fermentação, ou seja, o aparecimento de pequenas bolhas.

Isto deve ocorrer após 24 horas, mas alguns fatores influenciam como a temperatura ambiente mais fria ou quente, o tipo ou qualidade da farinha, a qualidade da água... então não desanime se nada acontecer nestas primeiras horas (as primeiras bolhas de “meu Levian” só apareceram no terceiro dia, já que quando comecei estava bem frio aqui onde moro...).


Não se assuste se aparecer uma camada de água por cima ou ainda uma crosta de farinha, nestes casos, misture até ficar homogêneo e aguarde (o meu apareceu a camada de água já no segundo dia).

Como é um organismo vivo, ele pode apresentar problemas de não gostar do local onde está armazenado... acredite, ele pode ser bem temperamental!

Você também pode dar uma espiadinha, e mexer de vez em quando, mas tente deixar seu bichinho quietinho, se desenvolvendo.

Importante: Se formar algo em cima parecido com fungos, descarte e comece novamente, pois sua mistura pode ter sido contaminada!

No próximo post compartilharei com vocês o que fazer quando a mistura começar a borbulhar! Aguardem.

E se vocês iniciaram o processo, contem aqui o que estão presenciando e suas duvidas!

Ou se já fazem, deixem também seus comentários.  Vamos trocar experiências!

Acompanhe todos os posts sobre o assunto em "Fermentação Natural (Levain)"

Bom, por hoje é só, espero que tenham gostado.

Aproveito e agradeço a todos os sites aqui referenciados pelas ideias incríveis e por compartilhar conosco!!!

E caso queira receber automaticamente minhas postagens, cadastre seu email aqui! Ou no canto direito superior do meu blog!

Um super beijo a todas e até o próximo post.

Sonia

Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...