“Meu Levian 04” - Bolhinhas aparecendo. E agora, o que fazer?

Acompanhe as publicações sobre "Levain - Fermentação Natural

Desenvolvimento do Fermento Natural (dias 04 ao 10)

 

No meu post anterior (“Meu Levian 03” - Processo de criação. Foi dada a largada) publiquei sobre o processo de criação do fermento natural, também chamado de levain.

Se você me acompanhou, então já misturou farinha e água, guardou em local protegido coberto com um pano ou guardanapo limpo e o ser começou a dar sinais de vida, soltando algumas bolhinhas (melhor se forem várias, de variados tamanhos). O meu reagiu assim apenas no terceiro dia.

Assim que visualizar estas bolhas, é hora de alimentar o levain, pois as bolhas indicam que as leveduras que estavam passeando por aí encontraram um bom local para viver e já se alimentaram do açúcar e outros nutrientes da farinha.

A alimentação deve ser com uma colher de sopa de farinha de trigo (integral preferencialmente ou com o tipo que começou) e duas de água - lembre que estou publicando a minha experiência...

A partir de agora você fará isto a cada 12 horas para que ele cresça forte e feliz.

A tendência, ou melhor escrevendo, o objetivo é que o levain fique aerado como uma musse, crescendo sempre a cada alimentação.


Em algumas explicações li sobre retirar metade do seu levain e jogar fora. Com a quantidade que ficou, alimentar com metade do peso em água e a metade do peso em farinha. Este processo de jogar metade fora e alimentar metade chama-se de “refrescar” o fermento natural, mas eu não fiz ainda com “meu Levian” com ele tão novinho... fiquei com dó de jogar parte fora... e continuei apenas adicionando farinha e água. Também deu certo!

Se por ventura seu fermento ficar “aguado”, retire um pouco desta água e misture farinha. Isto ocorre quando a levedura já consumiu todos os nutrientes da farinha e está com fome.

Lembre que ele deve sempre ficar pastoso, com consistência de musse. Se não estiver assim após 72 horas desde que você começou (considerando que o local onde você mora não está muito frio) e ele estiver com cheiro muito ruim pode ser que ele não vai evoluir, então é melhor descartar e começar outro.


Algumas vezes o levain fica com um cheiro mais forte (não ruim, mas mais azedo), pode ser que ele não está sendo alimentado corretamente, então você pode tentar salvar o seu fermento alimentando mais vezes (tipo de 8 em 8 horas) e ver se ele reage.

Se continuar criando água, reduza a quantidade de água quando for alimentar. Se ele estiver ficando muito grosso não tem muito problema, pois ele terá bastante alimento para se divertir. Lembre que é um ser vivo e você vai criar intimidade com ele ao longo do processo, percebendo as pequenas nuances de quanto e quando ele precisa ser alimentado. (É por isto que muitos dão nomes a seus bichinhos - o meu é Levian. Curta o processo e batize o seu também e depois conte aqui).

A consistência desejada é sempre a consistência musse, então todas as vezes que for alimentar perceba quais as quantidades de água e farinha necessárias, ou se for o caso, diminua o intervalo das alimentações. Perceberá que quando ele está bem alimentado, ele cresce e fica borbulhando de alegria! E não se preocupe, nos primeiros dias é normal haver variações entre o crescimento, ou seja, tem dias que ele cresce que é uma beleza e outros parece que não vai dar em nada...

Obs.: Evite colocar açúcar, uma vez que a farinha já possui o necessário para desenvolver seu fermento.

Às vezes o levain pode ficar com cheiro muito azedo e sem atividade. Se possuir algum tipo de bolor, descarte como já comentado. Se não, adicione um pitada de sal, já que ele tende a interferir no apodrecimento e o alimente. Pode ser que ele sobreviva...

Normalmente este processo de alimentação dura em torno de 5 dias. No meu caso a alimentação demorou em torno de 6 dias por causa do frio.

E após este prazo, o que fazer?

Ahá! Aguarde meu próximo post!

Um super beijo a todas e até o próximo post.

Sonia

Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...