Em meu último post deixei as seguintes perguntas:
Você deixa
tudo para depois? Em que situações isto ocorre? E em quais áreas de sua vida?
Pense! Qual foi a última vez que você fez algo quando deveria ter feito? Será
que você é um procrastinador e em que nível?
Mas a boa
notícia, será que podemos dizer assim, não está sozinho nesta.
Adiar coisas
chatas e que exigem esforço é básico em todo o ser humano. Mesmo que isto os
prejudique.
Segundo a
revista, a maneira como percebemos o tempo é um grande fator para os
adiamentos. Sempre achamos que o prazo está longe e que dá tempo para fazer
amanhã ou na próxima semana. E que se não estamos com vontade agora, teremos vontade
mais tarde e faremos tudo mais fácil... o que e uma grande mentira. Uma
enganação para nós mesmos. Se falta ânimo agora, imagine mais tarde, com os
prazos se esgotando...
Encontrar
estratégias que driblem este hábito é primordial. O mais importante é começar,
dar o primeiro passo e perceber que é melhor fazer o que tem que ser feito o
mais rápido possível, tirando do caminho e sobrando tempo para fazer as coisas
mais agradáveis. Mas deve-se fazer bem feito, para evitar retrabalhos futuros.
Mas como
achar ânimo para fazer aquele relatório chato, visitar aquela tia que fala
pelos cotovelos, ligar para resolver aquele problema, estudar para aquela
prova? Pense que se a obrigação é sua, ninguém poderá fazer por você e
procrastinar só piora tudo. Não há lado bom.
Comece se
organizando. Faça uma relação de tudo o que precisa ser feito, classificando
conforme urgência.
Nesta etapa
da leitura, fiquei muito feliz, pois a matéria descreveu o que eu já faço mesmo
sem saber que o que faço é uma técnica que tem até nome técnico: GTD (Getting
things done – pode ser traduzido como deixando as coisas prontas).
Quando
trabalhava em uma grande multinacional, assumi várias responsabilidades que
estavam me deixando em
pânico. Sabia que era capaz de fazer tudo, porém a quantidade
de coisas a fazer (e a dependência em receber retornos de terceiros) não
permitia a conclusão de quase nada. Todo o dia eu saia com a sensação de ter
trabalhado como uma louca o dia todo e não ter feito nada. Era frustrante!
Sempre fui
uma pessoa organizada e a bagunça que tinha virado minha vida (e até minha
mesa) estava me deixando mal humorada, estressada e totalmente sem paciência.
Somando a tudo isto o fato de eu ser uma pessoa perfeccionista e
centralizadora... dá para imaginar a situação.
Comecei a ter
problemas de saúde e resolvi fazer algo a respeito. E o que fiz foi exatamente
o que a revista comentou.
Quer saber o
que fiz? Então aguarde meu próximo post!
E caso queira receber automaticamente minhas postagens, cadastre seu email aqui! Ou no canto direito superior do meu blog!
![]() |
Acesse a promoção aqui!!! |
Sonia
Meus blogs:
*Entre dicas e delícias* - dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!