Chega de Enrolar (Parte 5) - 20 passos para ser mais produtiva e eficiente

Nos posts anteriores detalhei como organizei minha vida profissional, agora vou transcrever as “20 estratégias para se vencer a inércia, realizar mais e ser mais feliz” recomendadas pela revista.


Esta lista nada mais é o que já publiquei aqui falando de minha experiência, mas de um jeito mais metódico.

Então vamos a elas:


Passos 1 e 2: “Defina prioridades” e “Mantenha o foco”

Você tem muita coisa pendente e está perdido. É a hora de definir qual é seu objetivo – o seu projeto pessoal - e quais são suas responsabilidades.

Entender quais são as suas atividades e suas metas é que vai nortear toda a sua organização.

Se você trabalha em uma empresa deve saber exatamente qual é a sua função (nem que para isto tenha que conversar francamente com seu chefe – o que pode ser uma grande idéia, pois demonstrará que você conhece suas limitações e está tomando uma atitude para resolver).

Atenção - Não assuma tarefas que não são de sua responsabilidade! Você pode ajudar, mas depois de colocar suas coisas em ordem! Sempre mantenha em foco que a prioridade são as suas coisas, os seus objetivos e os seus compromissos.

Se você trabalha por conta, vale a mesma coisa.

Principalmente que você pode ter do seu lado algum procrastinador folgado que poderá se utilizar de sua boa vontade e deixar tudo em suas costas...

Lembre-se de analisar também o que pode ser delegado a outros.

O importante é entender qual é seu objetivo e suas tarefas e relacionar tudo em uma lista.
Depois que colocou no papel tudo o que tem que fazer (recomendo que faça isto sozinho por enquanto) precisa agora classificar em tarefas importantes, urgentes e circunstanciais.

Mas como classificar?

As Tarefas Importantes são aquelas que lhe farão atingir seus objetivos. São as que precisam ser feitas, pois fazem parte de sua responsabilidade (ou de seu sonho).

As Tarefas Urgentes são aquelas cujos prazos já se esgotaram e você não pode adiar mais, de jeito nenhum!

Já as Tarefas Circunstanciais são aquelas que não tem ligação com seu projeto, não faz parte de suas responsabilidades e você deve evitar (ou delegar para alguém).

Classificando desta forma poderá agora definir quais deve fazer primeiro.

Ufa! Muita coisa para fazer até agora. No próximo post escreverei sobre Passos 3 e 4: “Estabeleça Prazos” e “Pense em etapas”
Aguarde!!!




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Um super beijo a todas e até o próximo post.

Sonia
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