Olá!
Hoje vamos continuar a minha série de dicas de como otimizar seu dia e ser mais produtiva.
No meu último post detalhei as primeiras coisas que fiz para começar a me organizar:
- Me comprometi com a situação;
- Relacionei todas as minhas tarefas.
- Classifiquei cada tarefa conforme a urgência e grau de dificuldade.
- Escrevi cada tarefa em uma agenda.
Ou seja, a fase
da organização estava concluída. Mas e daí? Como fazer com que esta organização teórica se transformasse em algo prático e
que realmente funcionasse?
Bom, uma dica
preciosa que dou, pois deu muito certo para mim foi a de comprar uma pasta
organizadora. Aquelas de plástico com 31 divisórias. Uma divisória para cada
dia.
Assim eu guardava
os documentos de cada tarefa nos dias definidos na agenda. Isto ajuda ainda
mais sua organização mental e principalmente a sua mesa! Pode apostar!
E uma
grande dose de persistência.
Em um
primeiro momento você achará que é perda de tempo. Mas seja firme e confie que
é uma etapa necessária.
Afinal se como você fazia antes não dava certo então adote
uma postura diferente.
Fazendo a mesma coisa, sempre terá os mesmos resultados,
e convenhamos, se você é um procrastinador saberá que os resultados são
péssimos!
A quinta etapa
é pôr sua agenda em prática! Faça o que está lá descrito no primeiro dia. Se
algo foi resolvido, risque a tarefa!
Se para
resolver uma tarefa você precisa fazer outras coisas, como por exemplo para
fazer um relatório você precisa que tal departamento te envie alguma
informação, então ligue e peça a informação e dê um prazo para eles te
responderem cuidando para que este prazo atenda a sua necessidade (lembre-se
que você também tem prazos a cumprir e já definiu em sua agenda).
Então vá na sua agenda e transfira esta tarefa para o
dia do prazo combinado e assim vá fazendo cada tarefa e suas etapas nunca
esquecendo de atualizar sua agenda (e se tiver a pasta com as divisórias,
atualize também – tudo tem que estar organizado afinal você não vai querer se
perder novamente).
Ao fazer isto você terá uma visão real e geral de tudo o que tem sob sua responsabilidade.
Mentalmente saberá que se organizou e que está providenciando tudo e ficará mais tranqüilo.
Antes de fazer isto até nas minhas horas de folga eu estava preocupada - sempre pensando se tinha esquecido algo ou se ia dar tempo! Mas nesta nova situação eu tinha plena ciência como estava cada fase e portanto, ficava mais tranqüila. Posso garantir que a sensação é muito boa.
Mas lembre-se: o importante é seguir sua agenda, adaptá-la e atualizá-la conforme as circunstâncias e diariamente!
No próximo post começarei a transcrever os 20 passos fornecidos pela revista para “acabar com o hábito de enrolar e ganhar mais tempo para aproveitar a vida” bem como minhas dicas pessoais e experiências vividas. Perceberá que a lista nada mais é o que acabei de escrever, mas de um jeito mais metódico.
Até o próximo
post!!!
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Sonia
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