“Meu Levian 05” - Fermento Estabilizado! Mas afinal qual a diferença entre fermento natural e industrializado?

Acompanhe todas as as publicações sobre "Levain - Fermentação Natural"  

Fermento Natural Estabilizado - desacelerando o metabolismo (dia 10)


No meu post anterior (Meu Levian 04” - Bolhinhas aparecendo.E agora, o que fazer?) escrevi sobre a alimentação diária do levain.
Relembrando: criei o meu Levian e no terceiro dia ele apresentou as primeiras bolhas. Alimentei e repeti o processo até o décimo dia (7 dias de vida até agora), e todas as vezes que era alimentado, ele crescia e ficava com uma consistência de musse. Em todos estes dias, estava frio aqui na minha região, algo em torno de 20°C máximos de dia e bem frio durante a noite.

Crescimento: repare a marca azul com o volume do meu Levian na primeira foto.

O importante é que ele estava reagindo bem toda a vez que era alimentado, respondendo rápido, borbulhando e crescendo bastante com uma dinâmica regular. O meu Levian demorou cerca de 7 dias para chegar nesta estabilidade mas se sua região for mais quente, seu fermento pode estabilizar deste modo mais cedo, talvez em 5 dias.
Então está na hora dele ir morar na geladeira. Por quê?
Isto quer dizer que as leveduras estão “bombando” e haverá necessidade de as alimentar com uma freqüência maior e se isto continuar neste ritmo, você terá mais fermento do que irá consumir (terá que jogar parte fora - desperdício).
Se sua ideia é fazer pão todos os dias, então você pode deixar o levain fora da geladeira, alimentando-o conforme sua demanda, mas se não for este o seu caso, é preciso desacelerar o metabolismo do fermento, deixando-o em um local bem frio. Portanto é hora dele se mudar para sua geladeira.
No início quando o fermento estava se criando, precisávamos de atividade total com as leveduras naturais se alimentando, digerindo e convertendo os açúcares da farinha em gás carbônico. Lembre que este processo era mais rápido na medida em que a região onde você mora é mais quente, então é preciso analisar como seu fermento reage às alimentações e se for consistente e houver uma regularidade já há alguns dias, então é hora de colocá-lo na geladeira sob o risco de perdê-lo... (apodrecimento).
Então você vai alimentá-lo uma vez mais, mantendo a consistência aerada e cremosa (tipo duas colheres de sopa de farinha e duas de água) e assim que ele crescer você vai colocá-lo em um recipiente com tampa e guardar na geladeira.
No início deve alimentá-lo de 12 em 12 horas. O objetivo é encorpar o fermento para que ele esteja forte e que tenhamos a quantidade necessária para fazermos o pão (algo em torno de 300g de levain para cada quilo de farinha - posteriormente publicarei post específico sobre o tema).
Você deve retirar o fermento da geladeira, alimentar, esperar crescer (em torno de uma ou duas horas) em temperatura ambiente e voltar para o friozinho.
Até agora para mim tem sido uma grande aventura e é muito legal encontrar este tipo de informação na internet, principalmente quando existem pessoas interagindo.
Houve alguns momentos que pensei em desistir, parecia que o esforço estava sendo grande demais e que seria melhor voltar a usar o fermento industrial. Mas afinal, qual a diferença entre eles?
Bem, o fermento industrial apenas converte o açúcar em gás carbônico e faz a massa inflar. Simples assim, uma reação química sem muitas emoções. Já o levain (as leveduras naturais) atua diretamente no trigo. Durante o processo de fermentação, as enzimas produzidas diferem o amido da farinha. Além de gerar gás carbônico produz também uma complexibilidade aromática muito diferente da obtida na fermentação industrial, além de sabor, densidade do miolo especial, crosta espessa, dourada e crocante, maior durabilidade, maior facilidade de digestão e muito mais aroma!
Outra informação interessante é que além de ser conhecimento como fermento natural, o levain também possui vários outros nomes como chef, mãe ou pasta madre, então se encontrar algum termo deste, não tenha medo, é apenas outro nome de um mesmo produto.
Bom, voltando ao levain na geladeira, pode acontecer novamente e mais frequentemente de precipitar farinha para o fundo e água para cima. Não se preocupem, alguns preferem jogar esta água fora (como conhecimento, esta água é chamada de “hooch”) quando vão alimentar e adicionar água fresca. Parece que não há problemas em misturar o hooch. Eu já fiz as duas coisas e não verifiquei nada de diferente no processo de fermentação.
Você deve se tornar íntima de seu bichinho de estimação para conhecer suas reações quando alimentado. Chega um ponto em que ele está forte e estabilizado que suportará grandes variações entre os prazos de alimentação, ou seja, você poderá alimentá-lo apenas uma ou duas vezes por semana e ele vai continuar reagindo bem quando isto acontecer.
O importante é sempre tirar da geladeira, alimentar, esperar uma duas horas para ele crescer e voltar à geladeira, a não ser que você tenha interesse em fazer pão com parte dele.
E esta parte falaremos em um próximo post!

Um super beijo a todas.

Sonia


Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...