“Meu Levian 06” - Firme e Forte! Chegou a hora de fazer pão?

Acompanhe todas as as publicações sobre "Levain - Fermentação Natural"   

 

Preparando o fermento para produção do Pain au Levain (dias 11 e 12)


Em meu último post (“Meu Levian 05” - Fermento Estabilizado! Mas afinal qual a diferença entre fermento natural e industrializado?) comentei da necessidade de diminuir o metabolismo de nosso fermento natural levando o bichinho para morar na geladeira, em um pote com tampa. (Meu Levian já estava com 10 dias de vida).
O objetivo era estabilizar o fermento, fazê-lo ficar forte e pronto para a produção de pão.
Durante dois dias (dias 11 e 12) eu o alimentava de 12 em 12 horas enquanto pesquisava diferentes receitas do Pain au Levain.
Nas alimentações, fazia algumas experiências com as proporções de farinha branca e integral. Percebi que meu Levian crescia mais quando eu alimentava com farinha branca do que quando alimentava só com farinha integral. Crescia bem, mas não duplicava de tamanho.
Ainda não estava descartando nenhuma parte, apenas adicionando 2 colheres de farinha e duas de água. Ainda não estava convencida desta necessidade... e também não queria jogar nada fora...já estava envolvida emocionalmente com ele, rsrsrsrs!!!
Então na tarde do dia 12 resolvi dar uma super reforçada, pois ainda não tinha uma boa quantidade para fazer pão e estava ansiosa demais para experimentar esta delícia...
Retirei o fermento da geladeira e medi. Ele estava com pouco mais de duas xícaras de chá.
Separei em dois potes e alimentei cada pote com meia xícara de chá de farinha de trigo integral, meia xícara de chá de farinha branca e um pouco mais de meia xícara de chá de água. Deixei fora da geladeira, cobertos com panos úmidos. Após quase três horas, espumaram bem, mas não chegaram a duplicar de tamanho.

Resolvi juntar as duas partes novamente e voltei para a geladeira. Já tinha a quantidade mínima para fazer meu primeiro “Pain au Levain” e refrescar o fermento não tinha dado nenhuma reação impressinante que esperava...
O bom que para se fazer um pão com fermentação natural precisamos apenas de uma assadeira, uma tigela, farinha, sal, açúcar e óbvio, nosso levain.
Não precisamos de óleo, ovo, leite ou qualquer outro ingrediente. Ou seja, além de mais saboroso, ainda é mais econômico!
Ah! Outro ingrediente muito importante que precisamos também é... Paciência! Isto mesmo, pois um pão feito com fermentação natural requer uma boa dose deste ingrediente e tempo também, já que o processo leva horas.
O recomendado é fazer um pão grande, com cerca de um quilo, uma vez que pães menores tendem a ressecar mais rapidamente. E um verdadeiro pain au levain dura dias.
Com estas considerações em mente, encontrei uma receita simples e resolvi segui-la completamente para analisar os resultados... mas para o post não ficar muito comprido, deixo aqui a lista de ingredientes desta receita e no próximo post publicarei as fotos e cada etapa do processo para conseguir meu primeiro pão de fermentação natural.
Ingredientes:
 - 600 gramas farinha peneirada
 - 300 ml de água morna
 - 200 gramas de fermento natural
 - 20 gramas de sal
 - 20 gramas de açúcar
E para instigar um pouco, uma foto do meu primeiro e delicioso pão com fermentação natural:


Bom, por hoje é só, espero que tenham gostado.

E caso queira receber automaticamente minhas postagens, cadastre seu email aqui
Ou no canto direito superior do meu blog!

Um super beijo a todas e até o próximo post.

Sonia


Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática

2 comentários:

  1. Belo pão! eu também gosto muito deste pão, acho o sabor incrível, mas não tenho mais meu fermento. Por preguiça, ele acabou estragando. Quem sabe eu volto com a experiência.
    Parabéns pelo blog
    Abraços
    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda.
      Obrigada por sua visita.
      Eu estou apaixonada por este pão, não só o sabor e o aroma são deliciosos como gosto de todo o processo, desde o cuidado com o fermento como a produção do pão.
      Espero que volte com a experiência e que meus posts te ajude e te motive.
      Um abraço e volte sempre!
      Sonia

      Excluir

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...