Origem do dia 29 de fevereiro e do ano Bissexto


Qual a origem do calendário que conhecemos hoje?


E o ano bissexto, você conhece sua origem ?


Porquê ele ocorre de 4 em 4 anos?


Quem definiu que seria o dia 29 de fevereiro?

Todos sabem o ano bissexto ocorre a cada quatro anos e que é para corrigir o calendário conforme a translação da terra (voltas ao redor do sol) e que é só adicionar 1 dia ao mês de fevereiro.

Mas porquê?

Fui pesquisar e encontrei informações muito legais.

No site Wikipédia encontrei muitas informações, inclusive como é calculado matematicamente os anos bissextos (Af!).

A Terra demora para dar uma volta completa ao redor do sol algo em torno de 365,2422 dias solares. Como o calendario utilizado possui apenas 365 dias, é necessário ajustar esta sobra em algum momento. Esta sobra é praticamente ¼ de um dia. Assim foi estipulado que a cada 4 anos um dia completo entra no calendário – o dia 29 de fevereiro.

Mas porque a inclusão em fevereiro?

Os humanos utilizam há muito tempo diferentes métodos para se contar os dias, semanas, meses e anos. Inicialmente foi o “Calendario Juliano”, depois o “Calendário Augustiano” e por último o “Calendário Gregoriano”.

Obs - deixarei o link das fontes no final para quem quiser ler os detalhes, pois são muitos!

Interessante que ao adotar cada calendário, houve a necessidade de alguns ajustes. Por exemplo, a de corrigir o calendário com base na Páscoa Cristã (no século XVI). No ano de 1582 alguns dias não existiram, já que o dia 4 de outubro foi seguido pelo dia 15 de outubro (??????). Pois é... 10 dias que não existem na sequência cronológica.

A partir de então foi criado um modelo de cálculo para definir os anos bissextos.

Mas porque é chamado bissexto?

Segundo o que pesquisei, popularmente consideram bissexto porque este ano possui 366. Ou seja, dois 6. Mas os estudiosos repudiam esta informação e explicam a origem histórica.

O imperador Júlio Cézar fez algumas modificações no calendário em 46 a.c (que deu seu nome, é claro). Acrescentou meses, fixou a sequência de 31, 30, 31, 30 para os meses a partir de janeiro com exceção de Fevereiro que ficaria com 29 dias e no ano bissexto teria 30.

Os romanos dividiam os meses conforme as fases lunares que eram as utilizadas pelo povo. E pelos seus cálculos, seria necessário incluir o dia que faltava quase no final do mês de fevereiro. Foi definido que a inclusão seria no dia 25 de fevereiro, chamado pelos romandos de “Ante die VI (sextun) Kalendas Martias”, ou seja, haveria dois dias 25. Dois dias sextun – bisextun!

O calendário teve mais uma alteração com o Imperador César Augusto após 8 d.c.

Julho era o mês do imperador Júlio Cesar e tinha 31 dias. No calendário Juliano, agosto teria 30 dias. Isto não agradou César Augusto que não quis ficar inferior a Júlio César e definiu que Agosto também teria 31 dias. Este dia adicional foi “pego” do mês de fevereiro, que então passou a ter 28 dias e nos anos bissextos, 29 dias.

Perceba quantas coisa criadas e definidas há séculos atrás influenciam nossas vidas até hoje.

Algumas curiosidades sobre os anos bissextos, ou melhor, o dia 29 de fevereiro:

 - Sabe o que acontece se alguém nasce no dia 29 de fevereiro? Seria bom se envelhecesse menos... na realidade s pais podem optar qual a data que desejam registrar a criança: dia 28 de fevereiro ou 01 de março.

 - Na Irlanda existe uma tradição (ou será mito) que no dia 29 de fevereiro as mulheres podem romper tabus e pedir a mão de seus noivos em casamento e eles não podem recusar sob pena de pagamento de multa!!! Acreditam?  Dizem que esta estória começou a partir de uma reclamação de que as mulheres tinham que esperar muito por um pedido de casamento, então São Patrício ficou sensibilizado e criou a tradição de que no ano bissexto as mocinhas poderiam fazer o pedido. É o chamado Leap Year (tem um filme muito legal sobre este assunto, acho que é “Casa Comigo”).

Outra matéria que achei super interessante é a origem e algumas curiosidades dos meses do ano. Afinal, você sabe porque eles tem estes  nomes?  Não fique com preguiça e leia a matéria aqui. Garanto que vai gostar.

Acesse as fontes abaixo para obter as informções detalhadas. Vale a leitura!!!


2 comentários:

  1. Muito legal!!!!!
    Gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei do aprendizado.
      Não deixe de ver os links, são bem interessantes.
      Obrigada pela visita e volte sempre.
      Bjks

      Excluir

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...